Criar um Site Grátis Fantástico

Macaé atravessou diante do bloco do Fogão

Macaé atravessou diante do bloco do Fogão


Roberto Marcelino

De nada adiantou o alerta do técnico Toninho Andrade quanto a importancia de vencer o Botafogo para buscar a classificação no Torneio "Consoloção" e se afastar da zona de rebaixamento. Nem a hitórica vitória diante do Vasco no Carnaval do ano passado serviu de inspiração, o Macaé foi goleado pelo Fogão por 3x0, na tarde deste sábado (18), onde não perdia ha mais de um para um clube grande do Carioca, o estádio Moacyrzão.
Com a vitória, o Bota garantiu a primeira posição no Grupo A da Taça Guanabara, somando 15 pontos, e aguarda o segundo colocado do Grupo B, na semifinal do turno. O Macaé permaneceu com oito e perdeu a vaga na disputa do troféu que homenageia o apresentador de TV Edilson Silva. Agora é ver a fase decisiva pela televisão e aproveitar a folga para treinar visando a Taça Rio.
Desfalcado pelo Andrezinho e o Loco Abreu, o Fogão torrou o Tucano, abrindo 2x0 ainda no primeiro tempo com os gols de Herrera e Felipe Menezes. Para a semifinal, Maicosuel também desfalcará o time da Estrela Solitária em consequencia do terceiro cartão amarelo. De quebra, o meia teve um estiramento na coxa direita e deixou campo no carrinho maca. Aparentemente é uma contusão grave.
O primeiro tempo foi equilibrado até o tempo técnico, com poucas chances de gol de ambos os lados. Mas o Fogão, que bastava empatar, contruiu a vitória fácil cinco minutos após a paradinha. Aos 27 minutos, Marcelo Mattos deu um bico pra frente que se transformou em um "lançamento". Na dividida com o zagueiro Ramon, o argentino Herrera foi mais rapido e com um toque de primeira encobriu o goleiro Luís Henrique.
Nove minutos depois, Maicosuel avançou pela esquerda e cruzou a bola na pequena área. Felipe Menezes iludiu os marcadores com um giro de corpo e marcou um gol diferente usando o calcanhar.
O Macaé voltou para o segundo tempo com a mesma postura, sem esboçar uma reação em busca do empate. Aos 15, o técnico Toninho Andrade trocou o atacante Alaxandro pelo Josiel, mas ambos estão jogando pelo nome e sem o mesmo sucesso que os tornaram famosos no Resende e Londrina respectivamente. Aos 23, Toninho queimou as outras duas substituições, trocando Gedeil por Bruno e Norton "Penetrinha" pelo Tiago Lima. O time até melhorou, mas perdeu o lateral Gerson aos 31, por contusão e foi obrigado a jogar os quinze minutos finais com um a menos em campo. Esse fato se repetiu em seis dos sete jogos do Macaé nesta Taça Guanabara. A diferença é que o lateral não foi expulso.
O Botafogo voltou a dominar o Macaé, e empurrado pelos quase dois mil e quinhentos torcedores no Moacyrzão, de um total de 2.725 que pagaram ingressos, queria retribuir com gols. Herrera dominou a bola com o braço e Antônio Carlos chutou para o gol, mas foi anulado pela arbitragem. Substituindo o Loco, Herrera perdeu um gol "feitto". O argentino entrou na grande área, e livre de marcação chutou a bola nas mãos do goleiro Luís Henrique. Finalmente a rede balançou aos 42. Herrera cobrou escanteio pela esquerda e Elkeson subiu para cabecear para o gol, marcado pelo Wallacer que tentou cobrir os zagueiros.
Macaé: Luís Henrique, Valdir, Ramon, Douglas Assis e Gérson; Gedeil (Bruno Barra), Wagner, Norton "Penetrinha" (Tiago Lima) e Wallacer; Pipico e Alexandro (Josiel). Técnico: Toninho Andrade. Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos (Brinner), Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Lucas, Maicosuel (Cidinho), Felipe Menezes (Lucas Zen) e Elkeson; Herrera. Técnico: Oswaldo de Oliveira. O árbitro foi Péricles Bassols, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Figueiredo Corrêa.
No outro jogo deste Grupo, o Flamengo fez 3x1, de virada no Resende, e conquistou a vaga na semifinal contra o Vasco. O Bota vai aguardar pelo Fluminense, Boavista ou Friburguense, que jogam mais tarde, fechando esta rodada, respectivamente contra Bangu, Vasco e Volta Redonda. À tarde, Madureira 2x2 Nova Iguaçu e Olaria 1x1 Bonsucesso. Fechando a rodada, o Duque de Caxias receberá o Americano, no Marrentão, em Xerém.